Como usar
Perguntas Frequentes
Sobre o Cittamobi
O Cittamobi funciona como o facilitador da sua rotina no transporte público. No app, é possível ver as previsões das linhas em tempo real ou estimado, favoritar as linhas mais usadas e traçar rotas. Além disso, a depender da sua localidade, você consegue cadastrar seu cartão de transporte, como também solicitar atendimento digital junto às empresas de ônibus.
O Cittamobi está disponível para aparelhos com o sistema Android ou iOS. Para fazer o download, acesse a Google Play (para Android) ou a App Store (para iOS).
Embora o login não seja obrigatório, através dele você consegue salvar suas linhas e pontos favoritos no aplicativo. Assim, você consegue acessá-los facilmente através do menu e suas linhas favoritas sempre aparecem antes das demais na tela de previsão. Além disso, os favoritos ficam vinculados a sua conta. Não importa se você reinstalou o app, perdeu ou trocou de celular, é sempre possível recuperar seus dados!
1. Abra o Cittamobi.
2. Clique no Menu.
3. Clique em Login, no canto superior esquerdo.
4. Selecione a conta de sua preferência: Facebook, Google+ ou Apple.
5. Insira o login e senha da conta escolhida.
6. Pronto! Você está cadastrado no Cittamobi.
Infelizmente, o Cittamobi não está disponível em todas as cidades do Brasil. Para o Cittamobi operar em uma cidade, é preciso um trabalho prévio com as empresas de ônibus e/ou órgão gestor. Que tal entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana ou órgão responsável do seu município e mostrar a relevância do app na sua rotina? Queremos muito facilitar seu dia a dia!
Previsão de ônibus
A nossa previsão tem como base as informações que são passadas pelas empresas responsáveis pelas linhas, ou seja, a localização dos ônibus por GPS e/ou a previsão calculada conforme a média de tempo gasto pelos veículos no percurso. Esses dados são tratados e otimizados pela nossa equipe, e depois compartilhados com você na tela de previsão do Cittamobi!
Para compartilhar a previsão do ônibus no app, precisamos dos dados das empresas responsáveis por cada linha. Se você não encontrou determinada linha no app, é porque nossa equipe ainda não tem acesso a essas informações. Nesses casos, sugerimos e encorajamos que você procure a empresa de ônibus responsável por essa linha, e deixe a sugestão de aderirem ao Cittamobi!
Em relação aos pontos, para que você tenha acesso à previsão em certo ponto, mapeamos todas as paradas da cidade. Acontece que esses pontos mudam de lugar com frequência e, devido a esse dinamismo, alguns dados podem ficar desatualizados por um tempo. Se você percebeu uma informação incorreta, nos avise para que possamos corrigir e manter o serviço de qualidade. Basta CLICAR AQUI e preencher o formulário.
Para que a gente te mande as informações dos ônibus, é preciso mapear todos os pontos de parada da cidade e instalar um transmissor em cada veículo. Isso é feito em parceria com as empresas operadoras de ônibus. Algumas cidades possuem mais de uma empresa operando o transporte público e pode ser que nossa parceria não cubra todas elas. Por esse motivo, em alguns casos as previsões são mostradas em apenas algumas linhas.
Além disso, falhas técnicas podem ocorrer e interferir na qualidade da informação. Os equipamentos embarcados podem apresentar problemas técnicos, assim como podemos ter intercorrências em nossos servidores.
Se você percebeu uma informação incorreta, nos avise para que possamos corrigir e manter o serviço de qualidade. Basta preencher o formulário abaixo.
No caso das previsões em tempo real, embora nossa equipe se empenhe ao máximo para entregar um dado preciso, algumas situações fogem do nosso controle. Problemas e falhas técnicas podem acontecer no nosso sistema ou nos aparelhos GPS instalados nos veículos. Além disso, algumas situações externas podem influenciar a previsão em tempo real:
1. Celular em modo de economia de bateria. A economia de bateria faz com que o GPS funcione em baixa precisão, o que pode afetar as previsões. Precisamos saber exatamente onde você está para entregar o horário de chegada do veículo em tempo real.
2. GPS não habilitado para o app. Lembre-se: precisamos saber sua localização para calcular em quanto tempo o ônibus chegará até você.
3. Conexão fraca com a internet. Pense na internet como aquilo que garante que você receba os nossos dados. Se ela está falhando de alguma forma, o horário de previsão não atualizará da forma como deveria.
4. Zonas de sombra. Áreas dentro da cidade onde existe algum tipo de interferência, por exemplo, túneis. Quando não conseguimos captar o sinal do GPS instalado no veículo devidamente, a previsão pode se tornar menos precisa.
5. Oscilação na conexão do ônibus. Isso pode ocorrer quando o GPS do ônibus está desligado ou em um ambiente que bloqueie a conexão dele, as zonas de sombra explicadas no item anterior.
Favoritos
No Cittamobi, você pode acessar suas linhas mais usadas de forma rápida e fácil. Basta adicioná-las como favoritas.
Essa funcionalidade só está disponível para quem já logado! Veja aqui como fazer login.
1. Na tela do mapa, clique na parada de ônibus que você desejar;
2. Nesta etapa, você visualizará as previsões para os próximos ônibus que irão passar nessa parada. Clique na estrela ao lado do número da linha desejada;
3. Pronto, sua linha agora é uma favorita!
Outro jeito de adicionar novos favoritos é pela busca de linhas. Veja como é simples:
1. Na tela do mapa, clique no Menu.
2. Em seguida, selecione “Buscar Linha”.
3. Busque a linha desejada.
4. No resultado, clique na estrelinha ao lado da linha desejada.
5. Pronto, sua linha agora é uma favorita! Adicionando uma linha como favorita, ela sempre será exibida no topo da lista de previsão, além de poder ser verificada diretamente pelo Menu>Favoritos ou na gaveta de acesso rápido na tela de previsão. Agora você já sabe como encontrar seu ônibus de forma rápida e fácil!
Para acessar suas linhas e paradas favoritas, localize a gaveta de acesso rápido no canto inferior da tela inicial e selecione “Favoritos” ou acesso a opção “Meus Favoritos” no Menu.
Se suas linhas favoritas sumiram, provavelmente você não estava logado quando as favoritou. Para melhor funcionamento, sugerimos que você se mantenha logado no aplicativo.
Roteirizador
Para programar o seu ponto de descida é só seguir os seguintes passos:
1. No mapa inicial, clique no ponto que desejar;
2. Em seguida, escolha a linha que você irá pegar;
3. Depois de selecionada a linha, clique em “Selecione o ponto de destino” e escolha o ponto que deseja descer. Feito isso, o app irá te avisar quando estiver se aproximando da descida!
1. Na tela do mapa, clique no campo “Vai pra onde?” (você também pode acessar clicando no Menu e depois em “Traçar Rota”);
2. Em seguida, insira seu destino (pode ser um endereço ou um ponto de referência);
3. No canto superior esquerdo, selecione “Saída-Agora” e modifique a data e horário de acordo com a sua necessidade.
4. Selecione uma opção de rota. Nesta etapa, você também pode alterar sua localização de origem;
Veja os detalhes da rota escolhida e boa viagem!
Recarga
Para cadastrar seu cartão acessando o menu, siga os passos abaixo:
1. Crie a sua Carteira Digital Cittamobi;
2. Adicione saldo à Carteira Digital;
3. Na página da Carteira Digital, cadastre o seu cartão de transporte (você pode cadastrar quantos cartões quiser); Seu cartão agora está cadastrado e pode ser recarregado utilizando o Cittamobi a qualquer momento.
Para comprar créditos pelo Cittamobi é preciso incluir no formulário o número do cartão. Veja como localizá-lo em cada modelo:
O Cittamobi realiza recarga dos cartões de transporte apenas nas cidades de Sorocaba-SP, Recife-PE, Maceió-AL, São Paulo-SP, Pelotas-RS, Guarulhos-SP, Diadema-SP, Taubaté-SP e Ribeirão Preto-SP.
1. Crie sua Carteira Digital Cittamobi;
2. Adicione saldo à Carteira Digital;
3. Na página da Carteira Digital, cadastre o seu cartão de transporte (você pode cadastrar quantos cartões quiser);
4. Escolha o cartão que você deseja recarregar e selecione “comprar créditos”.
Em primeiro lugar, você já precisa estar logado no app com o bilhete cadastrado. Para consultar o seu saldo, basta seguir esses passos:
1. Clique em “Menu”;
2. Em seguida, clique em Bilhetes;
3. O seu saldo vai estar embaixo do número do bilhete, junto a outras informações.
O sistema de recarga com o Cittamobi ocorre da seguinte maneira:
1. A compra de créditos é realizada pelo app;
2. Uma vez que a compra é aprovada, o valor da compra é repassado instantaneamente para o sistema da empresa de bilhetagem da sua cidade para aprovação dos créditos;
3. Depois que os créditos são aprovados, o que acontece em um período de 24 horas, eles são passados para o sistema da garagem dos ônibus, onde fica o relatório de atualização de valor de bilhetagem
4. Em seguida, os validadores dentro dos ônibus recebem essa atualização quando os veículos passam pela garagem, o que pode demorar mais de 24 horas.
5. Depois do prazo de 72 horas, você valida seus créditos nos ônibus. Após a aprovação da sua compra, o Cittamobi não tem mais o controle da recarga, mas sim a empresa de bilhetagem. Na cidade de São Paulo esse processo é diferente. Depois que a compra de créditos é feita no app, esse valor é passado para o sistema e direto para validar automaticamente. Esses validadores podem ser encontrados em terminais, estações de trem e metrô e em alguns ônibus.
O prazo para os créditos estarem disponíveis no seu cartão de transporte é em média de 72 horas (existem variações conforme a localidade e empresa envolvida no processo). Isso porque ele precisa passar por algumas etapas antes de ser disponibilizado:
1. Repasse para o sistema de bilhetagem;
2. Aprovação da empresa de bilhetagem;
3. Atualização do sistema.
Por isso, damos essa estimativa de tempo para você tentar validar os seus créditos nos validadores. Lembrando que esse prazo pode ser menor ou maior dependendo da empresa.
O Cittamobi realiza somente a venda de créditos de cartões de transporte. A responsabilidade pela efetivação da inclusão dos respectivos créditos nos cartões, bem como o aceite do crédito dentro dos ônibus/veículos são de responsabilidade das empresas de bilhetagem de cada cidade. O mesmo vale no caso de passagens avulsas.
Caso as 72 horas tenham passado e os créditos ainda não tenham sido disponibilizados, CLIQUE AQUI e preencha o formulário para que nossa equipe de suporte possa te ajudar.
Por isso, quando é solicitado um cancelamento, nós não conseguimos realizá-lo, pois o valor e os créditos já estão sob responsabilidade da empresa de bilhetagem da sua cidade.
Nesses casos, nós sugerimos que você procure um posto de atendimento da empresa de bilhetagem.
1. Compra de créditos errada. Nesse caso, depois que a compra é aprovada, o valor da mesma é repassado para a empresa de bilhetagem automaticamente. Por isso, quando é solicitado um reembolso, nós não conseguimos realizá-lo. A empresa já realizou todo o processo dela como os créditos e apenas eles conseguem resolver qualquer tipo de problema com eles.
2. Engano no cartão de transporte. Pela mesma razão acima: os créditos já estão sob responsabilidade da empresa de bilhetagem. Para não haver erros, nós pedimos o número do cartão de transporte duas vezes durante o processo de recarga.
3. Cancelamento.
O Cittamobi é o intermediador entre o usuário e a empresa de bilhetagem. Logo, quando é realizada uma compra e ela é aprovada, o valor da mesma é repassado para a empresa de bilhetagem automaticamente.
Por isso, quando é solicitado um cancelamento, nós não conseguimos realizá-lo, pois o valor e os créditos estão sob responsabilidade da empresa de bilhetagem da sua cidade.
Atendimento Digital
No Cittamobi, você pode resolver problemas com seu cartão de transporte direto pelo celular. É possível, por exemplo, emitir uma segunda via, atualizar seu cadastro ou solicitar o cancelamento do cartão. Somos um intermediário entre você e a empresa de transporte público!
Os serviços disponíveis no Atendimento Digital variam conforme cada cidade e se dividem em dois grupos: solicitações e agendamentos. Enquanto as solicitações podem ser resolvidas remotamente, ou seja, sem a necessidade de deslocamento aos postos de atendimento, o agendamento é necessário para os casos em que a presença do passageiro é necessária, por exemplo, assinatura de documentos.
Atualmente, as cidades de São Paulo-SP, Santo André-SP, Diadema-SP e Ribeirão Preto-SP disponibilizam serviços digitais para os passageiros. O Cittamobi direciona os usuários para a plataforma de atendimento de maneira prática e rápida!
Através dos serviços digitais disponíveis em sua cidade, você pode resolver demandas relacionadas ao transporte público sem sair do lugar, direto pelo app! É possível, por exemplo, alterar seus dados cadastrais e cancelar seu cartão de transporte.
Para acessar esses serviços, basta ir até o nosso menu e procurar pela empresa de transporte da sua localidade. Ao clicar nela, você será imediatamente direcionado para uma central de atendimento.
Na tela de linhas e pontos, ao clicar sobre as reticências no canto superior direito da tela, você pode reportar alguma situação específica como sujeira, segurança, atrasos, dentre outras. Repassamos todas as reclamações para o órgão gestor responsável de cada cidade para melhoria do serviço de transporte público.