Evento aconteceu nos dias 13 e 14 de junho de 2024, no espaço Arena, em São Paulo.
O Grupo Primova aproveitou o espaço e o momento do Parque da Mobilidade Urbana 2024, organizado pelo Estadão Mobilidade e Connected Smart Cities, para apresentar um novo posicionamento no mercado, a partir da criação das unidades Primova Tech e Primova Ventures, com a disponibilidade de um estande para atender os visitantes e se colocar à disposição para os negócios.
A proposta foi apresentar, de forma dinâmica, em primeira mão, a Primova Tech, com César Olmos como CEO, responsável por todos os produtos e serviços já consolidados no mercado.
Dessa maneira, produtos como Cittamobi, aplicativo disponível em mais de 340 municípios brasileiros, e também em Buenos Aires, Argentina, assim como Atendimento Digital, que otimiza o atendimento, reduz arquivos de papel e diminui os deslocamentos, e o Cittapag, que facilita a venda de créditos de cartões de transporte.
Gateway de venda de créditos para cartões de transporte em múltiplos canais. Atuando diretamente com os principais sistemas de bilhetagem eletrônica das cidades brasileiras, tem como objetivo integrar e processar a venda de créditos dos cartões de transporte das cidades aos clientes das carteiras digitais/aplicativos.
Na outra frente, a Primova Ventures, sob responsabilidade de Paulo Fraga como CEO, centraliza a parte da inovação, com metas importantes como buscar novas oportunidades de parcerias no mercado, criação de novos projetos, além de direcionar a atenção para fusões e aquisições futuras.
Primova nos painéis do PMU
No dia 13 de junho, Fernando César, CEO da Uniq, Emanuele Cassimiro, CPO da Cittamobi, e Paulo Fraga, CEO da Primova Ventures, participaram de painéis, ao longo do dia, no Parque da Mobilidade Urbana.
Fernando César participou do painel cujo tema foi “Transformando a Mobilidade urbana: Desvendando os Sistemas Inteligentes de Transporte”, em conjunto com especialistas para falar sobre os avanços em sistemas inteligentes de transporte, e como contribuem para uma mobilidade mais eficiente, segura e sustentável.
Para Fernando, o “BRT Sorocaba é um ótimo exemplo quando se trata da mobilidade urbana, pois conta com toda a conectividade oferecida ao cidadão, à governança, o CCO (Centro de Controle Operacional) e todos ao redor”.
“O CCO é um centro de inteligência que tem o objetivo de melhorar a mobilidade e a vida do cidadão, e isso só é possível com a participação de empresas como Primova e demais parceiros”, concluiu Fernando.
O secretário municipal de Secretário de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto e RP Mobi, Marcelo Galli, reforçou o quanto “o Cittamobi ajuda na questão de segurança, pois o aplicativo facilita muito o acompanhamento da chegada e partida dos ônibus.”
No painel sobre “O Papel dos Sistemas de Transporte Público Inteligente na Mobilidade Urbana”, Emanuele Cassimiro foi a mediadora, e também contou com a participação de Letícia Diniz Dominguez Lima, Secretária Adjunta de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos, João Victor Dzeren, Head de CX & Marketing, da Autopass, Adriana Nascimento da Silva, Assessora, representante do Banco do Brasil e Luiz Eduardo Argenton, Diretor de Operação e Manutenção – CPTM – Companhia Paulista De Trens Metropolitanos
Para abrir o debate, Emanuele Cassimiro apresentou os números do Cittamobi quando se trata das funcionalidades de aplicativos móveis para o planejamento de viagens e rastreamento em tempo real dos ônibus, trens e metrôs, e a integração com os diferentes modelos de transporte.
A ideia principal do painel foi ouvir todos os participantes sobre o tema, aprofundado sobre as especialidades que cada participante, em suas respectivas áreas e como representantes do setor, podem ajudar, de forma mútua, toda a população.
Nesse mesmo painel, Luiz Eduardo Argenton revelou sobre novas parcerias, inclusive com “a integração do Cittamobi para o compartilhamento de dados, situação das linhas de trens, facilitando o planejamento de viagens dos passageiros”.
Letícia Diniz Domingues Lima, de São José dos Campos, também destacou a parceria com a Cittamobi, reforçando o quão importante é seguir os modelos de contratação municipais que envolvem aplicativos como o Cittamobi, que simplificam os processos que envolvem a mobilidade urbana e facilitam a vida dos passageiros.
Paulo Fraga participou do painel sobre “Inteligência Artificial na Mobilidade Urbana no Brasil: Inovação, Desafios e Impactos Futuros”.
O debate se estendeu sobre os avanços tecnológicos rápidos e disruptivos, e como a IA está revolucionando a forma como as cidades abordam o planejamento, a operação e a gestão dos sistemas de transporte.
Durante sua fala inicial, Paulo Fraga falou sobre o lançamento da Primova Tech e Primova Ventures, e como essa reestruturação vem para atender um mercado que passa por mudanças constantemente.
Sobre o painel, Paulo afirmou que a IA está em voga e pode ser empregada para melhorar, ainda mais, a mobilidade urbana”, citando ainda que “o Cittamobi, mesmo, é uma rede viva e que faz parte da vida das pessoas, junto com a inteligência artificial”.
Menção Honrosa
O Parque da Mobilidade Urbana realizou uma premiação que tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas públicas e privadas, além de pessoas, que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
Dentro do tema “Iniciativas que Inovam e Transformam”, o projeto “Hub Its: o CCO 360°” recebeu uma menção honrosa, mostrando o quanto toda a equipe está no caminho certo, sempre pensando no melhor quando se trata de mobilidade urbana.
O Hub ITS, desenvolvido pela UniQ, é uma solução revolucionária que simplifica e otimiza a gestão do transporte urbano, tornando-o mais seguro, eficiente, rápido e sustentável.
Na operação do BRT Sorocaba, por exemplo, a plataforma centraliza 16 sistemas distintos em uma única interface, conectando todos os dispositivos envolvidos na operação e permitindo um monitoramento em tempo real. Esta integração aumenta a segurança, reduz evasões de receita e melhora a acessibilidade para passageiros com deficiência visual.
A plataforma também possibilita o atendimento remoto de passageiros e o envio de informações de tráfego para painéis de mensagens variáveis. O monitoramento das operações das portas automáticas, sistemas de alarme, incêndio e botões de emergência é igualmente viabilizado na integração, aumentando a confiabilidade do sistema.
A telemática integrada fornece dados precisos sobre as condições dos veículos, favorecendo a manutenção da frota e promovendo uma condução segura.
Vale destacar que, no mesmo tema, a Cittamobi chegou entre os finalistas com outras 2 iniciativas: “Aplicativo Cittamobi Acessibilidade” e “Campanha – Segurança para a Mulher | Respeita Elas”.