Belém é mais uma capital brasileira que recebe o Cittamobi e ajuda na mobilidade urbana
O Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, com mais de 35 milhões de downloads e presente em mais de 340 cidades brasileiras, chega a mais uma capital para qualificar e modernizar a relação passageiro e transporte público. Agora, é Belém, no Pará, que passa a contar com a operação do aplicativo, conhecido nacionalmente, entre outros serviços, por informar o horário de chegada dos ônibus e realizar rotas de destino.
A expansão do Cittamobi acontece no momento em que o app completa dez anos de operação no País e após inúmeras inovações de serviços disponibilizados não só para os passageiros, mas também para os gestores e operadores de sistemas de transporte público coletivo do Brasil.
Em Belém, o Cittamobi entrega informações de um sistema que compreende uma frota de mais de 666 ônibus, que operam 78 linhas. O app chega à capital do Pará, que tem 1,3 milhão de habitantes, numa parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Entre os serviços disponíveis para o usuário, além do horário programado, o app estará oferecendo a roteirização (que permite sair de um ponto para chegar em outro) e o Cittamobi Acessibilidade, app exclusivo para pessoas com deficiência visual, entregando autonomia de deslocamento.
“Belém será mais uma cidade brasileira a contar com o Cittamobi, que entregará para os passageiros do transporte público cada vez mais qualidade de vida, além de contribuir com o sistema de transporte público e a cidade como um todo. Com nosso app, os passageiros poderão fazer um planejamento de suas viagens e ter uma experiência de deslocamento nos ônibus mais qualificada. Assim, poderão ser cada vez mais estimulados a usar o transporte público”, destaca Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi.
O aplicativo chega a Belém informando os horários programados das linhas de ônibus da cidade. Para isso, usará a tecnologia GTFS (General Transit Feed System), um protocolo padronizado para o fornecimento de dados georreferenciados sobre o transporte coletivo, que reúne informações de linhas, pontos, paradas e rotas. A capital paraense será, inclusive, a primeira cidade do País a utilizar essa tecnologia.
“Chegamos para entregar ao passageiro a previsibilidade do transporte público na palma da mão, pelo seu smartphone. O Cittamobi torna o serviço previsível e, assim, faz com que o usuário fique menos tempo no ponto aguardando o ônibus”, reforça Emanuele Cassimiro. Para Belém, o app ganhará uma interface nova e, por enquanto, exclusiva.
VEJA COMO FUNCIONA O CITTAMOBI
Horário de chegada do ônibus
- Na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado.
- Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, você vê o número, o destino da linha e a previsão do horário de chegada.
- Selecione a linha do seu interesse e confira o horário mais próximo.
Melhores rotas
- Na parte superior da tela do mapa você encontra o campo “Vai pra onde?”.
- Coloque seu endereço de destino. O endereço de início vem automaticamente com a sua localização atual, podendo ser alterado.
- O Cittamobi traz algumas alternativas de rotas. Suas rotas podem ser personalizadas com a aplicação de filtros de acordo com a sua preferência.
- O Cittamobi acompanha você durante todo o trajeto.
Cittamobi Acessibilidade
Além do aplicativo de navegação padrão, a empresa também chega a Belém com o Cittamobi Acessibilidade, uma ferramenta inovadora para garantir a segurança dos usuários com deficiência visual. Com compatibilidade com leitores de tela, ajuste de contraste, roteirizador e pontos de referência personalizados, o app promove uma experiência inclusiva e autônoma.
Com ele, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo app é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações que ajudam na autonomia do deslocamento.
O Cittamobi Acessibilidade não só fornece as funcionalidades padrão do Cittamobi, como também possui um sistema de GPS embutido e diversos modos operantes, o que torna possível seu uso para embarque e desembarque de viagens, deslocamento pelas ruas com detecção de obstáculos, modo praia para a locomoção em lugares abertos e até mesmo auxílio para estacionamentos.
O maior diferencial que o Cittamobi Acessibilidade possui é o fato de que ele foi criado a partir da experiência vivenciada por um deficiente visual: Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software.
Luiz Porto criou toda usabilidade da tecnologia pensando nas necessidades cotidianas que enfrenta pessoalmente nas cidades brasileiras.