Cittamobi Acessibilidade promove inclusão em Nossa Senhora do Socorro

Para garantir a participação de todos os cidadãos na mobilidade urbana, o Cittamobi Acessibilidade, aplicativo desenvolvido por Luis Eduardo Porto, está disponível em Nossa Senhora do Socorro, a partir do dia 13 de agosto, com diversas funcionalidades exclusivas e intuitivas.

Presente na capital sergipana há algum tempo, assim como em outras capitais e cidades de todo o país, o Cittamobi é um aplicativo que facilita a vida das pessoas que utilizam o transporte público no dia a dia. 

Bruno Reis, Relações Institucionais do Cittamobi, ressalta que “o Cittamobi Acessibilidade tem um papel fundamental quando se trata de inclusão social, pois a abrangência sobre utilizar o transporte público com mais independência é fundamental para todas as pessoas.”

Com o Cittamobi Acessibilidade, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo aplicativo é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento.

Saber o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque são dificuldades que fazem parte da rotina das pessoas com deficiência visual. Desafios que podem ser vencidos pelo Cittamobi Acessibilidade.

MODERNIZAÇÃO E NOVOS RECURSOS NO CITTAMOBI ACESSIBILIDADE

O Cittamobi Acessibilidade existe desde 2014, mas recebeu uma modernização e ampliação de serviços disponíveis para potencializar ainda mais a autonomia das pessoas com deficiência visual. 

Atualmente, o aplicativo conta com previsão em tempo real, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.

A nova versão é mais avançada e aperfeiçoada, tendo as seguintes funções:

→ Nome para a assistente de voz;

→ Pontos de referência para facilitar auto localização;

→ Rotas pré-determinadas: ir ao trabalho, ir ao médico;

→ Seus locais (casa, trabalho) definido por voz.

VOICEOVER é destaque

O principal diferencial da versão acessível para o Cittamobi tradicional é o VoiceOver, comando de voz que informa, em tempo real, as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada escolhido pelo usuário.

 

O mesmo recurso também permite que o ambiente ao longo do percurso do ônibus seja descrito, o que ajuda o deficiente visual a perceber melhor a cidade. Essa descrição, entretanto, precisa ser adicionada pelo usuário, que poderá indicar pontos turísticos, igrejas, além estabelecimentos que o ajudem a se localizar na rota.

ROTAS A PÉ E VIAGENS DE CARRO OU ÔNIBUS

O VoiceOver também faz o mesmo processo de identificação de ruas, avenidas e pontos de localização para deslocamentos a pé e, também, de carro.

No caso de viagens, ainda há um recurso que identifica o deslocamento entre municípios. Em ambientes em que existem poucos pontos de referência mapeados (como praias, por exemplo), o usuário é capaz de criar quantos desejar e assim se localizar por meio deles.

A possibilidade de criação de pontos de referência pelo próprio cliente amplia a autonomia. 

VEJA COMO USAR TODAS AS FUNCIONALIDADES DO CITTAMOBI ACESSIBILIDADE:

IR PARA e ANDAR ATÉ

O usuário informa o destino, fornecendo o endereço, e o aplicativo indica sugestões de rotas de ônibus ou a pé para chegar até lá.

RADAR

Recurso que utiliza a bússola do celular para indicar a direção. O usuário informa um endereço para obter as direções do lugar desejado através da bússola do celular. Lembrando que as direções mudam com a posição e direção do celular

No caso do Cittamobi Acessibilidade, o aplicativo apresenta outras funcionalidades, para que pessoas com deficiência visual possam ter mais liberdade quanto ao uso do transporte público. 

Além da previsão em tempo real, a versão do Cittamobi Acessibilidade conta com aviso de chegada ao ponto de destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizados de todo o percurso e a possibilidade de criar pontos de referência que sejam personalizados. 

Para Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi, essa é mais uma ferramenta que demonstra o quanto é importante a inclusão em todos os setores e, particularmente, na mobilidade urbana. 

“Percebemos o quanto é importante colocar a tecnologia a serviço de todos os usuários do transporte coletivo, e o Cittamobi Acessibilidade vem para complementar o uso dessa ferramenta, que está disponível em mais de 340 municípios em todo o país, e já conta com mais de 35 milhões de downloads”. 

Vale ressaltar que o Cittamobi Acessibilidade é gratuito e está disponível para iOS e Android, assim como no site www.cittamobi.com.br, com outros serviços e ferramentas que ajudam a melhorar a mobilidade urbana.

Aponte sua câmera para o QR Code e seja redirecionado para a loja de aplicativos.