As cidades que oferecem o aplicativo de mobilidade urbana Cittamobi aos passageiros do transporte público também contam com o Cittamobi Acessibilidade, versão criada para facilitar e, principalmente, dar autonomia às pessoas com deficiência visual.
O Cittamobi Acessibilidade é um aplicativo pensado para as pessoas cegas e suas necessidades de deslocamento o mais autônomo possível. E, o que é mais importante: foi desenvolvido por um deficiente visual, o engenheiro de software Luiz Eduardo Porto.
Com o Cittamobi Acessibilidade, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo aplicativo é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento, não somente no transporte público, mas também a pé.
Saber o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque são dificuldades que fazem parte da rotina das pessoas com deficiência visual. Desafios que podem ser vencidos pelo Cittamobi Acessibilidade.
O Cittamobi Acessibilidade conta com previsão em tempo real, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.
Confira as funções do Cittamobi Acessibilidade:
O principal diferencial da versão acessível para o Cittamobi tradicional é o VoiceOver, comando de voz que informa, em tempo real, as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada escolhido pelo usuário.
O mesmo recurso também permite que o ambiente ao longo do percurso do ônibus seja descrito, o que ajuda o deficiente visual a perceber melhor a cidade. O VoiceOver faz a identificação de ruas, avenidas e pontos de localização para deslocamentos a pé e, também, de carro.
No caso de viagens, ainda há um recurso que identifica o deslocamento entre municípios. E, em ambientes em que existem poucos pontos de referência mapeados (como praias, por exemplo), o usuário é capaz de criar quantos desejar e assim se localizar por meio deles.
A possibilidade de criação de pontos de referência pelo próprio cliente amplia a autonomia.
O usuário informa o destino, fornecendo o endereço, e o aplicativo indica sugestões de rotas de ônibus ou a pé para chegar até lá.
Recurso que utiliza a bússola do celular para indicar a direção. O usuário informa um endereço para obter as direções do lugar desejado através da bússola do celular. Lembrando que as direções mudam com a posição e direção do celular
Veja um exemplo:
O assistente de voz diz: “Em frente por 600 metros até a Praia de Boa Viagem, no Recife”.
O recurso permite que o usuário favorite pontos para serem indicados nos deslocamentos. Na tela, os pontos mais próximos são exibidos de cima para baixo.
Também é uma opção que permite favoritar pontos – inclusive perigosos – para guiar o deslocamento. O usuário salva locais que costuma passar com frequência (ex: casa, trabalho, supermercado) e obstáculos dos percursos (ex: galho de árvore, bueiro, etc)
A opção mostra ao usuário todas as linhas que atendem as cidades.
2024 © Cittamobi. Todos os direitos reservados.
2024 © Cittamobi. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Termos de Uso